segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Quando um se doa mais que o outro

Não cobre seu parceiro de nada, apenas peça gentilmente por algumas atitudes


Estamos sempre esperando algo em troca de alguém que pretendemos agradar. Quando a mãe faz uma comida gostosa, dedicando parte do seu tempo a isso, por exemplo, ela espera que os filhos reparem e elogiem; a avó que reforma uma roupa antiga do neto imagina que ele vá ao menos comentar. Essa expectativa não é diferente nas relações afetivas. Quem faz algo para o companheiro sempre espera alguma forma de agradecimento ou elogio pela dedicação.

Por isso, o apresentador do programa The Love School - A Escola do Amor (*), bispo Renato Cardoso, destaca que não é aconselhável que um dê ao outro tudo o que pode e não receba nunca nada de volta. Tudo tem que ser uma troca, seja de carinhos, palavras, conselhos. Quando isso não acontece em um relacionamento, é preciso entender a melhor forma de pedir ao outro que a atitude seja recípocra. “Normalmente, o parceiro – por conta da correria, estresse do dia-a-dia ou até mesmo por não prestar atenção nos sinais – não imagina que o outro está se sentindo incomodado com algumas situações.”

Ele ressalta que, de forma geral, não é da natureza do homem dar beijos e abraços a todo momento, se apegar a datas comemorativas, ficar perguntando se a mulher precisa de alguma coisa, elogiar por diversas vezes durante o dia e, principalmente, perceber mudanças que parecem ser pequenas aos seus olhos. Assim, é comum que a mulher fique se martirizando, por achar que o companheiro não está dando atenção suficiente. Mas isso não quer dizer que ele a ame menos.
“Quando a pessoa cria muita expectativa em cima do companheiro e espera que ele a surpreenda a cada dia e faça o mesmo que ela faria, a probabilidade de sofrer, frustrar-se e ficar chateada é grande, e isso faz com que a relação não flua. As pessoas não são iguais, cabe a nós dizer o que gostaríamos que o outro mudasse”, comenta a psicóloga Andréia Rodrigues Mello.

De acordo com o bispo Renato, a mulher espera demais do marido. “Se o homem for esperto, vai perceber algumas dicas e poder fazer um comentário inteligente. Isso, com certeza, vai agradar a esposa e dar mais ânimo e incentivo para as realizações pessoais e dentro do lar. Além disso, é importante que os homens casados saibam que o trabalho nunca pode vir em primeiro lugar. A esposa tem que ser prioridade.” Ele ainda acrescenta que se o parceiro não está correspondendo ao que o outro espera, é preciso entender o motivo.

“Ele nunca mais precisou que eu o cobrasse”

A advogada Eliza Garcia percebeu que se doava mais para as tarefas do casal do que o esposo. Após uma conversa sem pressão com ele, tudo mudou. “No começo do casamento nós dois trabalhávamos o dia inteiro, e quando chegava em casa ele ia direto para o banho, enquanto eu preparava a comida. Depois que jantávamos, a preocupação dele era escolher um filme para assistir e pensar na roupa que usaria no dia seguinte, e eu lavando roupa, louça e organizando a casa. Isso me incomodava demais, até que um dia eu comecei a reclamar de cansaço, mas nem com as minhas dicas ele percebeu o quanto eu estava chateada por não ter nenhuma contribuição dele.”

Mas Eliza não desistiu e, em um dia bem tranquilo, chamou o esposo para conversar e comentou que eles poderiam ficar mais tempo juntos à noite se ele a ajudasse com alguma coisa na organização do lar. “No começo ele ficou receoso com o que eu estava dizendo. Expliquei que não era uma obrigação, mas que eu ficaria com menos tarefas e ele contribuiria para o meu bem-estar. Depois desse dia, ele nunca mais precisou que eu o cobrasse de nada, pois é só eu indicar algo que ele já me ajuda prontamente. Isso acontece não só com as tarefas do lar, mas também com nossos compromissos do dia a dia”, finaliza.

 

(*) O programa Escola do Amor é transmitido diariamente, às 15h, pela IURD TV (www.iurdtv.com), e aos sábados, ao meio-dia, pela Rede Record

Por Débora Ferreira/Arca Universal

4 comentários:

Trilhamarupiara disse...

Bom dia Rose, o texto assim como as citações que nos trouxe acerca do que esperamos do nosso companheiro ños leva a uma ótima reflexão, as vezes queremos demais, cobramos demais, esperamos demais e frustramos demais rsrrs, mas acredito que tudo seja uma via de mão dupla, do contrário fica muito dificíl apenas doar e nunca receber, adorei o texto! Bjos e boa terça feira!

Tunin disse...

O texto serve de excelente reflexão. Eu penso que a gente deve, numa união, fazer o outro feliz. Se o outro, também, pensar assim, a união será vitoriosa nas mãos do Senhor.
Abraços.

Rose Silva disse...

Ê que coisa boa vê vcs sempre por aqui,obrigada!Com certeza,se todos pensassem assim,não teriamos tantos casamentos desfeitos. Desejo uma terça feira cheia de bençãos prá vcs!

Genilda Silva disse...

Só acho uma pena que há maridos que tem tão pouca sensibilidade que não reconhecem o que suas esposas fazem para agradá-los, e justamente por isto não fazem nada em troca e ainda pensam que merecem mais!

Postar um comentário

Muito obrigada! Sua presença e comentário me deixa muito feliz.Que Deus derrame toda sorte de bençãos e conceda os desejos do seu coração.
Lembre-se;Nosso Deus é fiel.
Beijos com carinho,Rose.

Labels

2011 x 2012 2012 21 dias Admiração adversidades aflições agradecer alegria aliança alicerce alma Alto alvo amanhã AMC Amigos amizades amor amor desinteressado Angola ânimo Ansiedade aparência aprendizado atitudes autoconfiança benção bom bons olhos busca buscar centro comparações Compartilhar? Porque? compassivo comportamento comunhão Conduzir confianca confiança confiar coração coragem crer crescimento criança criticas Daniel Decisão depois Desânimo determinação Deus Deus e eu Deus é fiel diferença diferença. diferenças Dificuldade disperdicio distante doçura dúvida educação egoísmo Eis-me aqui Senhor elogios encontro Encontro com Deus Engano Entrega escolha esforço esperança Espiríto Santo estourar eu familia Fé e comunhão Fe sem resultados fimesa Força fracasso Glória a Deus gratidão hoje ide e pregai importância incansável influência Insatisfação insistir Intercessor Interior Intimidade intrepidez irmãos Jejum Julgamento lição livre arbitrio livre arbítrio Louvores;início de conversão lutas lute maldição Meditação melhor Melhor forma de proceder Meu batismo nas águas Meu selinho Milagre Minha experiência com Deus na vida sentimental Minha primeira experiência com o Espírito Santo Minha viagem a Israel Minissérie José do Egito Minissérie Rei Davi mudança mudar Mulher não temas O poder da fé olhar oração orgulho Paciente Palavras paz pecado permanecer Perseverar perto pessoas Pessoas bem sucedidas piedade planos Plantar o bem poder prioridade prosseguir Quando Deus escolhe alguém Raiz do mal reclamação reclamar Reflexão regar Regras regras básicas relacionamento Renovação renuncia renúncia resistir responsável resposta rever revestir revolta ruim sabedoria Saber viver sacrificio salvação satisfação Senhor servir stress suportar temor Tempo Timidez Tolerância valor valor a vida valorizar vazio vencedor vencer Vida Vida a dois Video vigiar vigilância Virtudes Vitima vitória viver Você volta por cima Vontade Zelo