terça-feira, 20 de setembro de 2011

Débora;Um exemplo a ser seguido!

   “Débora, profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo. Ela atendia debaixo da palmeira de Débora, entre Ramá e Betel, na região montanhosa de Efraim; e os filhos de Israel subiam a ela a juízo. Mandou ela chamar a Baraque, filho de Abinoão, de Quedes de Naftali, e disse-lhe: Porventura, o SENHOR, Deus de Israel, não deu ordem, dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quisom a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas; e o darei nas tuas mãos. Então, lhe disse Baraque: Se fores comigo, irei; porém, se não fores comigo, não irei. Ela respondeu: Certamente, irei contigo, porém não será tua a honra da investida que empreendes; pois às mãos de uma mulher o SENHOR entregará a Sísera. E saiu Débora e se foi com Baraque para Quedes.”Juízes 4:4 á 9.
 
    Quero destacar a firmeza de Débora, uma juíza da época e também profetisa. Sabemos que para ser uma juíza, a mulher precisa ser firme, determinada, não pode demonstrar medo e fraqueza, mas deve ter um perfil de seriedade e coragem; e para ser profetisa, a mulher precisa ter ousadia para falar o que Deus lhe disser, sem duvidar em seu coração. Então, aqui temos um perfil de uma mulher corajosa, firme e ousada.

    Nos dias atuais, é mais fácil encontrarmos uma mulher com essas características, mas imaginem na época de Débora; ela deveria realmente se destacar entre as demais mulheres. Pessoas, homens de outras localidades a procuravam para que ela julgasse suas causas e, por causa disso, davam a ela muita credibilidade. No caso de Baraque, citado no texto bíblico acima, ele não apenas ouviu Débora, como afirmou que só iria enfrentar o inimigo se ela fosse junto com ele, mesmo Deus lhe garantindo a vitória. Ou seja, ele teve medo, não teve fé, foi covarde e se firmou em uma mulher para obedecer à ordem de Deus.  
   
   Ela, porém, não hesitou em ir junto dele porque, ao contrário de Baraque, ela era uma mulher cheia de fé.
Mulheres que se destacam por sua firmeza e fé são muito usadas por Deus. Elas passam por dificuldades como todas as outras, sentem medo algumas vezes, são sensíveis, mas não esmorecem, não desanimam facilmente. São vitoriosas sobre as lutas porque acreditam em seu coração que Deus está no controle da situação, pois confiam inteiramente no Senhor e não temem ao serem desafiadas.

   Podemos aprender muito com a vida de Débora. Ela não é uma exceção. Podemos ter coragem como ela teve e vencer as dificuldades também porque, o mesmo Deus que a direcionava e lhe dava ousadia e sabedoria, é o Deus de hoje e Ele O será eternamente, o Senhor dos exércitos que peleja por aqueles que O buscam!
  
    Precisamos ser mulheres doces, amáveis, serenas, porque somos sensíveis por natureza, mas podemos também ter firmeza, garra, fé, determinação, ousadia, tudo no seu momento, sem perder o foco, o qual é o de estarmos atentas à direção que Deus nos dá em tudo na vida, em Sua palavra, no Seu manual.

  Quero apenas ressaltar um detalhe que creio ser importante em se tratando de firmeza, de coragem e ousadia: algumas mulheres casadas não encontram um equilíbrio quando possuem essas características tão fortes e marcantes. Por não demonstrarem fragilidade, acabam confundindo sua postura dentro do lar, e querem tomar todas as decisões dentro de casa, por isso é muito importante sempre lembrar de que o marido é o cabeça do lar, segundo a bíblia nos ensina, e a submissão ao marido é algo de Deus, sobre o qual a bíblia deixa muito claro Efésios 5.22.

  Que possamos sempre Lembrar que, mesmo sendo firmes e corajosas, que são características que devemos ansiar e buscar, nunca deixaremos de ser a parte mais frágil. 1Pedro 3.7.

   Que consigamos encontrar o equilíbrio entre a doçura e amabilidade que uma mulher deve ter por natureza, com a firmeza e ousadia, características admiráveis em Débora, o nosso exemplo de hoje.


Na fé,compartilhando e buscando em Deus sempre!

6 comentários:

Alessandra disse...

Olá querida, que lindo blog!
Tbm sou da iurd!
Já estou seguindo seu blog, e gostaria que seguisse o blog do dose mais forte =)
http://fjblogger.com/dosemaisforte/

Beijos, na fé

**Gisele Ferreira** disse...

Quantas mulheres de fé! Muito legal, isso! Gostei mt do seu blog e estou divulgando no meu. Na fé.

Rose Silva disse...

Olá Alessandra,muito obrigada,fico imensamente feliz por teres gostado e por também saber que estamos juntas ,na mesma fé,servindo a este Deus maravilhoso.Já visitei o blog e já estou seguindo também e estarei acompanho o trabalho.Bjs com carinho prá vc!

Rose Silva disse...

Olá Gisele,vim retribuir o seu carinho e dizer que estou imensamente feliz,muito obrigada!.Gostei imenso do seu blog também,é lindo e cheio de bençãos!.Bjs com carinho prá vc querida.

MISSIONÁRIA DIANA disse...

OI ROSE AMEI SEU BLOG
PARABÉNS PELO TRABALHO ÓTIMO CONTEÚDO AMEI!!!!

Rose Silva disse...

Olá querida,que bom que gostastes,fico muito feliz com sua presença aqui,muito obrigada.Bjs com carinho prá vc!

Postar um comentário

Muito obrigada! Sua presença e comentário me deixa muito feliz.Que Deus derrame toda sorte de bençãos e conceda os desejos do seu coração.
Lembre-se;Nosso Deus é fiel.
Beijos com carinho,Rose.

Labels

2011 x 2012 2012 21 dias Admiração adversidades aflições agradecer alegria aliança alicerce alma Alto alvo amanhã AMC Amigos amizades amor amor desinteressado Angola ânimo Ansiedade aparência aprendizado atitudes autoconfiança benção bom bons olhos busca buscar centro comparações Compartilhar? Porque? compassivo comportamento comunhão Conduzir confianca confiança confiar coração coragem crer crescimento criança criticas Daniel Decisão depois Desânimo determinação Deus Deus e eu Deus é fiel diferença diferença. diferenças Dificuldade disperdicio distante doçura dúvida educação egoísmo Eis-me aqui Senhor elogios encontro Encontro com Deus Engano Entrega escolha esforço esperança Espiríto Santo estourar eu familia Fé e comunhão Fe sem resultados fimesa Força fracasso Glória a Deus gratidão hoje ide e pregai importância incansável influência Insatisfação insistir Intercessor Interior Intimidade intrepidez irmãos Jejum Julgamento lição livre arbitrio livre arbítrio Louvores;início de conversão lutas lute maldição Meditação melhor Melhor forma de proceder Meu batismo nas águas Meu selinho Milagre Minha experiência com Deus na vida sentimental Minha primeira experiência com o Espírito Santo Minha viagem a Israel Minissérie José do Egito Minissérie Rei Davi mudança mudar Mulher não temas O poder da fé olhar oração orgulho Paciente Palavras paz pecado permanecer Perseverar perto pessoas Pessoas bem sucedidas piedade planos Plantar o bem poder prioridade prosseguir Quando Deus escolhe alguém Raiz do mal reclamação reclamar Reflexão regar Regras regras básicas relacionamento Renovação renuncia renúncia resistir responsável resposta rever revestir revolta ruim sabedoria Saber viver sacrificio salvação satisfação Senhor servir stress suportar temor Tempo Timidez Tolerância valor valor a vida valorizar vazio vencedor vencer Vida Vida a dois Video vigiar vigilância Virtudes Vitima vitória viver Você volta por cima Vontade Zelo