domingo, 25 de setembro de 2011

Críticas e elogios num relacionamento.

    Um homem que ao completar bodas de ouro disse ter recebido de seu pai um presente que, segundo ele, explicava a durabilidade de sua união. Então mostrava um pequeno relógio de bolso e ao abri-lo para observar as horas na parte interna podia se ler a mensagem: Diga, hoje, alguma coisa bonita para Sara.
     Embora essa história revele um aspecto sublime do amor, dedicar boas palavras, não é o que ocorre na maioria dos lares. De maneira geral em grande parte dos lares é a censura e a recriminação que predominam sobre as manifestações de bondade e amor.
  A crítica é prejudicial porque destrói o amor nos relacionamentos. Muitos vivem tristes e inseguros porque são alvos de críticas, ou do uso constante de palavras de reprovação em seu lar. A crítica destrói a autoconfiança e a segurança interior. Não existe uma arma mais eficaz para destruir o amor e o respeito próprio no outro do que o uso constante de palavras de repreensão ou reprovação.
 A vida e a morte estão no poder da língua. Pv. 18:21.
    Aquele que critica quase sempre deseja mudar os outros segundo suas expectativas. Quando meus gostos, preferências e necessidades estão sempre em primeiro plano, então os outros podem ser vistos como inconvenientes e, por isso, posso me valer da crítica para atingi-los. A crítica, então, pode se tornar uma arma para enfraquecer ou desestabilizar a segurança, ou a autoconfiança alheia.
   Na intimidade da vida a dois, podemos destacar as virtudes do outro, ou sempre nos apegamos aos defeitos. Há pessoas que são tímidas para a fazer elogios, mas são hábeis quando precisam criticar ou censurar. Há também aqueles que por orgulho, ou por timidez  não manifestam palavras de aprovação. Preferem silenciar-se ou deixar as boas palavras subentendidas. 

   Um bom exercício para muitos reativar o amor e o respeito mútuo é se disciplinar e passar a não destacar nenhuma qualidade negativa do outro,procuarar não dizer nenhuma palavra de recriminação e censura, mas enfatizar apenas as atitudes positivas. Se preferir faça uma lista das boas qualidades do seu esposo(a) para servir de guia.No meu caso,nem preciso,o elogio está na ponta da língua,rsrsr,acho que tenho deixado meu esposo muito convencido. 
    Se desejamos investir no sucesso do nosso relacionamento, devemos cultivar o hábito de falar bem do outro, principalmente diante de outras pessoas. Ainda que o outro não seja possuidor de grandes virtudes, devemos enfatizar aquelas que podemos valorizar. Isso colabora para que o amor floresça e o vínculo se fortaleça entre os dois.
    Se quisermos cultivar o amor e autoconfiança, não devemos fazer uso das seguintes expressões como; VOCÊ SEMPRE ou VOCÊ NUNCA ,elas quase sempre são injustas e exageradas e tendem a esquecer as boas qualidades do outro e as alegrias que já nos proporcionou, além de agravar os conflitos, acaba por extinguir ou esfriar o amor no relacionamento.

    NUNCA TENTE MACHUCAR BRINCANDO,em muitas ocasiões podemos nos valer de graça e de ironia para magoar e ferir. Alguns usam do escárnio(zombaria) para dizer de forma despretensiosa grandes verdades que deprimem e machucam e quase sempre a desculpa para a reparação é a mesma: Mas eu estava brincando! Por vezes, grandes verdades são ditas em forma de brincadeiras, mas nem por isso diminuem seu impacto e destruição.

    Ser cuidadoso e sensíveil com as emoções do outro é fator crucial para o bom relacionamento. Se quisermos fortalecer o amor devemos ser prudentes  quanto a esse aspecto.Aquele que deseja manter relacionamentos duradouros e confiáveis não deve abdicar da arte de fazer elogios.

   Isto vale não só para relação esposa e marido,mas também a relação entre pais e filhos, pois muitas vezes ressaltamos as falhas e esquecemos de enaltecer as virtudes.
   Um elogio verdadeiro pode edificar uma vida!!!

Na fé,compartilhando!

0 comentários:

Postar um comentário

Muito obrigada! Sua presença e comentário me deixa muito feliz.Que Deus derrame toda sorte de bençãos e conceda os desejos do seu coração.
Lembre-se;Nosso Deus é fiel.
Beijos com carinho,Rose.

Labels

2011 x 2012 2012 21 dias Admiração adversidades aflições agradecer alegria aliança alicerce alma Alto alvo amanhã AMC Amigos amizades amor amor desinteressado Angola ânimo Ansiedade aparência aprendizado atitudes autoconfiança benção bom bons olhos busca buscar centro comparações Compartilhar? Porque? compassivo comportamento comunhão Conduzir confianca confiança confiar coração coragem crer crescimento criança criticas Daniel Decisão depois Desânimo determinação Deus Deus e eu Deus é fiel diferença diferença. diferenças Dificuldade disperdicio distante doçura dúvida educação egoísmo Eis-me aqui Senhor elogios encontro Encontro com Deus Engano Entrega escolha esforço esperança Espiríto Santo estourar eu familia Fé e comunhão Fe sem resultados fimesa Força fracasso Glória a Deus gratidão hoje ide e pregai importância incansável influência Insatisfação insistir Intercessor Interior Intimidade intrepidez irmãos Jejum Julgamento lição livre arbitrio livre arbítrio Louvores;início de conversão lutas lute maldição Meditação melhor Melhor forma de proceder Meu batismo nas águas Meu selinho Milagre Minha experiência com Deus na vida sentimental Minha primeira experiência com o Espírito Santo Minha viagem a Israel Minissérie José do Egito Minissérie Rei Davi mudança mudar Mulher não temas O poder da fé olhar oração orgulho Paciente Palavras paz pecado permanecer Perseverar perto pessoas Pessoas bem sucedidas piedade planos Plantar o bem poder prioridade prosseguir Quando Deus escolhe alguém Raiz do mal reclamação reclamar Reflexão regar Regras regras básicas relacionamento Renovação renuncia renúncia resistir responsável resposta rever revestir revolta ruim sabedoria Saber viver sacrificio salvação satisfação Senhor servir stress suportar temor Tempo Timidez Tolerância valor valor a vida valorizar vazio vencedor vencer Vida Vida a dois Video vigiar vigilância Virtudes Vitima vitória viver Você volta por cima Vontade Zelo