terça-feira, 19 de julho de 2011

A amizade

     

    As amizades são uma parte importante da nossa vida. Desde a criação Deus mostrou a necessidade do companheirismo na vida humana, em criarmos laços de amizade.
     Na Bíblia, Deus nos orienta sobre amizades. Ele fala do valor dos bons amigos e adverte-nos sobre os perigos dos companheiros errados. Ele oferece instrução e apresenta exemplos que nos ensinam.
     As Escrituras nos orientam sobre a escolha e o tratamento dos nossos amigos. Amigos têm muita influência em nossas vidas:
 "O justo serve de guia para o seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar" PV. 12:26.
    Por este motivo, a escolha de companheiros é um assunto de grande importância:
"Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau" (PV. 13:20).
    No final de contas, nossas escolhas não envolvem apenas pessoas, mas decidem a nossa direção na vida e na eternidade. Devemos escolher bons amigos que nos ajudarão, especialmente em termos espirituais.
   É fácil escolher mal. Muitas pessoas que não amam a Deus e não respeitam a palavra dele nos oferecem a sua amizade. Às vezes, podemos influenciar tais pessoas pela nossa fé e o exemplo de uma vida reta. salvação. O perigo vem quando não confessamos a nossa fé no meio de uma geração perversa. Ao invés de conduzir outros a Cristo, deixamos as más influências nos corromperem.
   Algumas pessoas querem nos induzir a pecar contra Deus. Infelizmente, observamos a mesma tragédia espiritual na vida de muitas pessoas hoje. Quantos jovens são induzidos a usar drogas, ou até de se tornar traficantes, pela influência de "amigos"? Quantos se integram a gangues e acabam cometendo vários tipos de crime?
  Algumas amizades precisam ser totalmente evitadas:
"Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores" (Salmo 1:1).
   Quando outros querem nos conduzir ao erro, precisamos sair correndo:
"Foge da presença do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade" (PV 14:7-9).
   Alguns dos amigos mais perigosos são aqueles que sempre concordam conosco, apoiando-nos mesmo nas coisas erradas.
   O amigo verdadeiro nos corrige, e a pessoa sábia procura ter amigos com coragem e convicção para repreendê-la quando for necessário.
   Por outro lado, o insensato evita pessoas que corrigem e criticam, procurando aprovação acima de sabedoria.
"O escarnecedor não ama àquele que o repreende, nem se chegará para os sábios... O coração sábio procura o conhecimento, mas a boca dos insensatos se apascenta de estultícia" (PV. 15:12, 14).
 Ninguém gosta de ser corrigido, mas todos nós precisamos de amigos que nos amam tanto que mostram os nossos erros:
"Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Leais são as feridas feitas pelo que ama, porém os beijos de quem odeia são enganosos" (PV. 27:5-6).
  Paulo mostrou aos coríntios que, mesmo entre pessoas religiosas, é necessário evitar influências negativas:
"Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes" (1 Coríntios 15:33).
    No caso dos coríntios, alguns irmãos estavam espalhando doutrinas falsas, negando a ressurreição dos mortos. O fato de alguém participar de uma igreja ou se dizer cristão não é garantia de uma amizade saudável e edificante. Alguns aproveitam a amizade para induzir outros a aceitar doutrinas e religiões falsas.
    Uma vez que escolhemos bons amigos, devemos ser bons amigos. Amigos contam com a presença uns dos outros:
 "Mais vale o vizinho perto do que o irmão longe" (PV. 27:10). "O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos" (PV. 15:30).
   Por outro lado, não devemos abusar da amizade, causando aborrecimentos, amigos verdadeiros não são interesseiros, mas aqueles companheiros fiéis que ficam nos bons tempos e nos maus:
"Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão" (PV 17:17).
  A amizade verdadeira traz benefícios mútuos: "Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo" (Provérbios 27:17).

      Devemos escolher cuidadosamente os nossos amigos, evitando amizades que nos levem ao pecado.
     Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.
     Cortar amizades que prejudicam a nossa vida espiritual, especialmente quando os "amigos" incentivam o pecado e participação em religiões falsas.
     Ser amigos fiéis e de confiança, especialmente nos momentos difíceis quando os amigos mais precisam de nós.
     Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa.
     Quando se trata de amizade, devemos valorizar qualidade, e não quantidade:
"O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão" (PV. 18:24).

No dia de hoje trago também este video ,com esta linda canção ,que dedico a todos os meus amigos:


Na fé,compartilhando!

1 comentários:

tania colombo disse...

oi dona rose daqui e a tania a pagina principal xta legal bjs

Postar um comentário

Muito obrigada! Sua presença e comentário me deixa muito feliz.Que Deus derrame toda sorte de bençãos e conceda os desejos do seu coração.
Lembre-se;Nosso Deus é fiel.
Beijos com carinho,Rose.

Labels

2011 x 2012 2012 21 dias Admiração adversidades aflições agradecer alegria aliança alicerce alma Alto alvo amanhã AMC Amigos amizades amor amor desinteressado Angola ânimo Ansiedade aparência aprendizado atitudes autoconfiança benção bom bons olhos busca buscar centro comparações Compartilhar? Porque? compassivo comportamento comunhão Conduzir confianca confiança confiar coração coragem crer crescimento criança criticas Daniel Decisão depois Desânimo determinação Deus Deus e eu Deus é fiel diferença diferença. diferenças Dificuldade disperdicio distante doçura dúvida educação egoísmo Eis-me aqui Senhor elogios encontro Encontro com Deus Engano Entrega escolha esforço esperança Espiríto Santo estourar eu familia Fé e comunhão Fe sem resultados fimesa Força fracasso Glória a Deus gratidão hoje ide e pregai importância incansável influência Insatisfação insistir Intercessor Interior Intimidade intrepidez irmãos Jejum Julgamento lição livre arbitrio livre arbítrio Louvores;início de conversão lutas lute maldição Meditação melhor Melhor forma de proceder Meu batismo nas águas Meu selinho Milagre Minha experiência com Deus na vida sentimental Minha primeira experiência com o Espírito Santo Minha viagem a Israel Minissérie José do Egito Minissérie Rei Davi mudança mudar Mulher não temas O poder da fé olhar oração orgulho Paciente Palavras paz pecado permanecer Perseverar perto pessoas Pessoas bem sucedidas piedade planos Plantar o bem poder prioridade prosseguir Quando Deus escolhe alguém Raiz do mal reclamação reclamar Reflexão regar Regras regras básicas relacionamento Renovação renuncia renúncia resistir responsável resposta rever revestir revolta ruim sabedoria Saber viver sacrificio salvação satisfação Senhor servir stress suportar temor Tempo Timidez Tolerância valor valor a vida valorizar vazio vencedor vencer Vida Vida a dois Video vigiar vigilância Virtudes Vitima vitória viver Você volta por cima Vontade Zelo